ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA LINHA DE ENVASE
23 de fevereiro de 2022
COMO O AUMENTO DOS PREÇOS IMPACTA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
27 de abril de 2022
Exibir tudo

A segurança alimentar na indústria deve ser prioridade das empresas que atuam neste setor, visto que o processo de produção pode gerar riscos de contaminação e mistura de alimentos que podem afetar a saúde do consumidor e causar sérios problemas.

O processo de produção envolve diversas etapas até chegar à distribuição final, que vai desde o fornecimento dos insumos, matéria-prima, manuseio, processamento, equipamentos e transporte.

Mas diante de tantos processos, como manter a segurança alimentar na indústria? É o que discutiremos a seguir.

 

Normas e órgãos reguladores

Para garantir a segurança alimentar na indústria, além de ser necessário seguir as boas práticas de fabricação, é preciso estar dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Sendo eles:

MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é o órgão nacional fiscalizador da indústria alimentar e tem o papel de vistoriar e acompanhar processos internos, garantindo o cumprimento da lei.

Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o órgão federal que supervisiona produtores e empresas, verificando o controle sanitário e buscando garantir a saúde do consumidor.

Vigilância Sanitária – tanto a municipal quanto a estadual, trabalham juntamente com a Anvisa, dando apoio ao trabalho federal para prevenir situações que apresentem riscos.

FDE – Food Drink Europe é um órgão vinculado aos Estados Unidos e à União Europeia, responsável por auditorias e pesquisas que ajudam a desenvolver ferramentas que aumentem o controle de qualidade e segurança alimentar na indústria.

 

Como garantir a segurança alimentar na indústria?

A indústria tem a responsabilidade de criar e manter um sistema de controle de qualidade que diminua falhas, prejuízos e estejam de acordo com a legislação. Para isso, existem alguns métodos de segurança que podem ser adotados.

É importante começar pelo básico, como a limpeza de toda instalação, equipamentos e utensílios, certificando que o ambiente de trabalho esteja em boas condições.

A utilização de EPI’s como luvas de proteção, botas, máscaras e uniformes por parte dos colaboradores também é importante, além de sempre manter as mãos higienizadas. É preciso, também, realizar o procedimento operacional padrão (POP).

E, ainda, estabelecer indicadores de desempenho, definir pontos críticos de controle (PCCs), e oferecer treinamento. Atenção também aos equipamentos utilizados, o maquinário deve ser adequado, limpo e com envase adequado, assim como os nossos da ARV CEMME.

Com nossos equipamentos, além de manter a segurança alimentar na indústria, você evita desperdícios, diminui a contaminação por contato externo ou cruzada, entre outros benefícios.

 

Se você está pensando em investir na automação da sua indústria, entre em contato conosco através do e-mail: comercial@arv.com.brou pelo telefone: 11- 2542-5010.

Estamos localizados na  Rua Hugo WOLF, 263 – Vila Paulistania – SP – CEP: 03720-130 para atendê-los.

Ou então clique aqui!